Permalink

0

O que é insônia primária?

A insônia é um problema que afeta grande parte da população. Em geral, a pessoa não consegue iniciar o seu sono e, quando dorme, sempre desperta durante a madrugada. Então, entenda melhor o que é insônia primária e como ela age no organismo.

Veja também quais são as causas da insônia primária e saiba como tratar a falta de sono.

O que é insônia primária?

A insônia primária é caracterizada por não ter relações com causas externas como: problemas neurológicos, uso de substâncias químicas ou doenças. Em geral, ela está relacionada a alterações cerebrais.

Ou seja, o mal ocorre porque os mecanismos que regulam o sono e a vigília estão em desordem. Assim, acontece um estado de alerta durante a noite, e não a indução lenta à sonolência provocada pela melatonina, o hormônio do sono.

Esse tipo de falta de sono é mais comum para os jovens adultos. Sendo assim, a insônia primária atinge, principalmente, pessoas com idade entre 20 e 30 anos. Além disso, também é mais frequente em mulheres.

Quem sobre com esse transtorno do sono relata dificuldades para começar ou manter o sono. Em alguns quadros o indivíduo consegue dormir, mas seu sono não é reparador, fazendo com que ele fique cansado durante todo o dia seguinte.

O que causa a insônia primária?

A insônia primária pode começar sem nenhum aviso. Em geral, ela coincide com momentos de grande tristeza, estresse, dificuldades financeiras ou uma preocupação excessiva com o futuro.

Ainda que o fator para desencadeamento desse transtorno do sono possa ser identificado, nem sempre é ele o causador da insônia. Ou seja, o problema pode ser resolvido e ainda assim a pessoa não conseguir dormir bem.

Dessa forma, é preciso buscar um bom tratamento para a insônia o mais rápido possível. Caso nada funcione, apesar de muitas tentativas, será preciso introduzir os medicamentos indicados pelo especialista em saúde.

Entretanto, saídas menos agressivas podem ser aplicadas como: ajustar a temperatura do ambiente, ter um colchão confortável, não praticar atividades físicas perto do horário de dormir, evitar café, álcool e cigarros à noite.

Existe uma cura para a insônia?

Existem ótimas  maneiras para curar o problema da falta de sono. Logo, uma forma para acabar com a insônia é mudar o estilo de vida, tendo bons hábitos noturnos. Antes de começar o tratamento com remédios controlados, busque soluções naturais que não provocam efeitos adversos ou dependência no organismo.

Algumas técnicas para a higiene do sono são: evitar eletrônicos que emitem luz antes de dormir, não trabalhar ou estudar perto de ir para a cama e beber água apenas até as 18h (para evitar o caso de acordar com o desejo de ir ao banheiro).

Ao entender o que é insônia primária é mais fácil saber como lidar com essa dificuldade. Cuide da saúde do seu sono e terá uma vida muito mais produtiva e feliz.Outra dica importante para evitar a falta de sono é utilizar os suplementos naturais contra a insônia. Esse produto é seguro, não prejudica o organismo ou causa qualquer dependência química. Faça o teste!  

Deixe uma resposta

campos obrigatórios estão marcados * .