Permalink

0

Conheça os perigos do vazamento de esgoto

O vazamento de esgoto traz muitos perigos. O principal deles é o contágio com várias doenças graves. Entenda melhor sobre o que o contato com a água contaminada pode causar a você e ao meio ambiente.

Sempre que estiver com problemas com esgoto, solicite os serviços de uma desentupidora de confiança. Além disso, nunca se exponha à água poluída. Afinal, é a sua saúde a de sua família o que está em jogo.

Quais são os perigos do vazamento de esgoto?


Um dos perigos do vazamento de esgoto é o prejuízo causado às estruturas de casas e prédios. Isso ocorre porque o líquido das tubulações pode infiltrar nas paredes e comprometer a construção.

Além disso, também é possível haver a poluição da natureza. O vazamento de esgoto pode penetrar no solo causando um grande problema ambiental. Pode, ainda, atingir os lençóis freáticos. Os detritos vindos do ralo não estão próprios para retornar à natureza sem passar por um tratamento antes.

Outro grande perigo do vazamento de esgoto ocorre com o bem-estar humano. Existem diversas doenças causadas pela água contaminada. Logo, a falta de saneamento básico coloca em risco a saúde de todos os moradores do local.

Quais são as doenças causadas pelo vazamento de esgoto?

 

Estima-se que o investimento em esgoto tratado e água limpa preservaria a vida de mais do que 30 mil crianças. Ou seja, reduziria a mortalidade infantil em um quinto. Conheça as principais enfermidades causadas pela falta de esgoto tratado:

Cólera


É um mal infeccioso que afeta, principalmente, o intestino humano. A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que é transmitida primariamente pela água não tratada. Entre os sintomas estão: vômitos, náuseas, diarreia abundante, cólicas abdominais e cãibras.

 

Esquistossomose


Popularmente chamada por “doença do caramujo”, a doença é ocasionada pelo esquistossomo. Os ovos do verme saem junto com as fezes do indivíduo contaminado. Caso não haja rede de esgoto ou fossa, eles poluem a água doce e, em sequência, contaminam o caramujo até chegar até o humano. Os sintomas mais comuns são: dores, diarreia e problemas em diversos órgãos.

Hepatite A

A hepatite A é uma inflamação no fígado extremamente contagiosa. Seu contágio é feito por meio do contato com fezes contaminadas. Ou seja, é possível contrair o mal com a água que apresenta os microrganismos, o que é um dos grandes perigos do vazamento de esgoto. Seus sintomas são: pele e mucosas em tom amarelado, febre, urina escura, fezes claras, calafrios, náuseas, sensação de fraqueza, fadiga e perda de apetite.

Leptospirose


Uma das doenças transmissíveis pelo esgoto mais conhecidas, a leptospirose é transmitida por água e alimentos contaminados com a bactéria Leptospira Interrogans, vinda principalmente da urina de ratos. Se não for tratada, o mal pode afetar também os rins, o que origina problemas respiratórios e meninge. Entre os sinais da enfermidade estão: calafrio, febre alta, dores musculares, dor de cabeça intensa e vômito.  

Como evitar os perigos do vazamento de esgoto?


Agora que você conhece os perigos do vazamento de esgoto para sua saúde, para a sociedade e para a natureza, é importante se proteger. Portanto evite contato com água de esgoto ou água não tratada.

Sempre beba água filtrada ou fervida, lave bem os alimentos antes de consumir e, ao detectar um vazamento de esgoto, procure os serviços de uma desentupidora. Esses profissionais têm aparelhos de segurança próprios para não entrar em contato com os dejetos contaminados.

Achou o artigo útil? Então, compartilhe com os amigos. Caso esteja com problemas de esgoto, não hesite em chamar a Desentupidora Bonanza. O atendimento é 24 horas por dias e tem orçamento gratuito.

 

Deixe uma resposta

campos obrigatórios estão marcados * .